18 de dezembro de 2014

Scooter Junkies

Já ouviram falar no blog que dá pelo nome em assunto?
Não?
Deixem lá, também não perdem grande coisa.
No entanto e excepcionalmente convido-vos a dar lá uma espreitadela, pois o seu autor tem por vezes uns rasgos de lucidez (e talvez demasiado tempo livre), ocupando-se com brincadeiras mais ou menos inúteis na internet. Até que um dia faz algo de jeito. O dia foi hoje!
Admirem o texto, principalmente na parte em que faz referência à minha pessoa.



Curiosamente, depois das gargalhadas de desprezo que dei na primeira visualização, ao rever percebi que ele conseguiu transmitir, com um elevado grau de fiabilidade, alguns dos acontecimentos e opiniões que circulam neste meio, o das pessoas que acham piada a andar em veículos de rodaspequenas, com dezenas de anos e quilos de ferrugem, qual tresloucados a 80Km/h nas descidas.

É aqui: Scooterjunkies

20 de outubro de 2014

O Foguete de Mangualde em piloto automático


Todos os que o conhecem sabem que o Duarte Marques é, além de um entusiasta por scooters antigas, com especial apreço pelas Lambretta, também um piloto exímio.
A destreza com que ele manobra as suas scooters só tem paralelo com a dose de inconsciência que é também necessária para fazer um bom piloto.
Aceita qualquer desafio, mesmo de máquinas grandes, pois apesar de poder ficar para trás em estradas mais rectas, basta começarem a aparecer umas curvinhas que ele logo toma a dianteira a qualquer duas rodas. Qualquer mesmo.
Sei disto há muito, ainda no sábado brincamos um pouco com as nossas máquinas na estrada entre Sintra e Torres Vedras, mas mal apareceram as primeiras curvas, tudo o que consegui ver foi a traseira da Vespa dele.
No entanto, sábado à noite conseguiu surpreender-me!
Para participar na 3ª Regularidade do VCL que decorreu em Sintra, por tempo a menos e chuva a mais, desloquei-me lá levando a Lambretta no atrelado. O Duarte não. Saíu de Mangualde ainda era noite e conduziu a sua Vespa até lá.
No regresso ofereci-me para o trazer de carro, transportando a sua Vespa no meu atrelado. Delicadamente recusou e arrancou sozinho.
Lá me fiz á estrada e estava a viajar à pouco mais de uma hora quando ele me telefona:
-Passaste agora por mim.
-Eu, não te vi!
-Estou na área de serviço. A Vespa está a falhar em rotações mais altas!
-Bem te disse para vires comigo. Bem, verifica isto e isto e isto...... Ou melhor, envia-me uma foto do CDI.


Rapidamente percebi o fio de massa solto.

-Liga isso a um parafuso do motor o melhor que puderes. Depois arranca, pára na próxima área de serviço que fica a cerca de 40Km de onde estás e telefona-me a dizer como ficou. Vou fazer uma paragem em Leiria e se isso continuar assim vou buscar-te.
.
.

Esperei, esperei e nada.
Ligo-lhe e não atende. Comecei a ficar preocupado e eis que recebo uma mensagem:



Mas, mas... !Vai a rolar!! Mas ele está a escrever-me mensagens a conduzir uma Vespa!!!
Não pode ser, deve ter parado na berma.
E eis que o meu telefone apita de novo. Tinha recebido isto:




Ele não tinha parado na berma. Estava mesmo a rolar e a usar o telefone ao mesmo tempo!
Nem lhe respondi não fosse ele usar de novo o telemóvel.
Duarte, não tenho duvidas da tua capacidade de condução, mas por favor não faças isto de novo. A não ser que tenhas piloto automático... e mesmo assim...
P.S.: Já agora atentem na fotografia acima. Já viram até onde ele gasta os pneus? Ao pé deste os meu parecem quadrados..

Almossassa 2014



Voltei este ano a visitar a bela vila de Marvão por alturas da Almossassa, festa que une o município português de Marvão e a espanhola cidade de Badajoz, para evocar o guerreiro Ibn-Marúan, fundador das duas localidades.
Alguns momentos...






















































Foto de Graça Gomes

Foto de Graça Gomes

Foto de Graça Gomes

Foto de Graça Gomes




Foto de Graça Gomes