8 de agosto de 2021

Moinhos de Jancido

3/2/2021 

Se há algo bom em ter os movimentos e deslocações limitados, é o olharmos para mais perto. Fica mais fácil ver os locais que nos esperam  mesmo aqui ao lado.

Desta feita fui espreitar um local em Gondomar que dá pelo nome de Trilho dos Moinhos de Jancido.

É bonito, calmo mas infelizmente pouco estruturado ou cuidado. Mesmo assim gostei de calcorrear calmamente os poucos mais de 5 Km deste trajeto envolto pela natureza e riachos entre a Linha de Midões e os Moinhos de Jancido.

O ponto alto são, claro, os oito moinhos. Mais especificamente, um de formato redondo em xisto e telha de lousa, com uma cascata ao lado.

Estas estruturas têm mais de 200 anos, rodeadas de levadas e cursos de água (afluentes do rio Sousa) e herdaram os nomes das suas famílias:

Moinho do Quintas, Moinho do Oliveira, Moinho do Capela, Moinho do Alves, Moinho do Caralhitos, Moinho do Almeida, Moinho do Crestina e Moinho do Garrido, na ordem da nascente para a foz.

De sublinhar honrosamente que foi um grupo de voluntários locais a transformar as ruínas destes moinhos e a dar-lhe uma nova vida: Os Amigos de Jancido, que se uniram para restaurar, limpar, plantar e definir percursos — e até construir uma ponte pedonal.

Passem por lá, vão com tempo e devagar.
















Sem comentários:

Enviar um comentário