Uma centena de Km´s depois, um Pit-Stop. Força em baixas excelente, sobe de rotação muito bem, filtro do carburador com lixo, grupo térmico imaculado, vela a acusar mistura excessivamente rica.
Relatos e comentários sobre o prazer e o desafio de viajar com rodas pouco maiores que os buracos na estrada. rui.faria.tavares@gmail.com
19 de abril de 2014
11 de abril de 2014
Kitanço Nagazoza 15 (First Ride)
Hoje não almocei. Who cares!
Fui espreitar o trabalho já feito no motor da Lambretta. Ainda tentei levar um fotógrafo comigo, mas tão em cima não hora não foi possível. Paciência, tirei eu uns retratos para a posteridade. Hão-de servir.
O motor já estava montado e já tinha feito uns 30Km's para cima e para baixo junto à Motocentral.
Nada estava afinado e alguns componentes até estavam quase que presos por arames.
É preciso fazer uns Km's para começar a "acamar" tudo e limpar o motor dos óleos da montagem.
Fui espreitar o trabalho já feito no motor da Lambretta. Ainda tentei levar um fotógrafo comigo, mas tão em cima não hora não foi possível. Paciência, tirei eu uns retratos para a posteridade. Hão-de servir.
O motor já estava montado e já tinha feito uns 30Km's para cima e para baixo junto à Motocentral.
Nada estava afinado e alguns componentes até estavam quase que presos por arames.
É preciso fazer uns Km's para começar a "acamar" tudo e limpar o motor dos óleos da montagem.
Assim quis contribuir com mais uns 10 ou 20 Km's e após as recomendações indispensáveis - não abusar, não esforçar e tal - lá arranquei com a batida do coração a acompanhar a do motor. A sério.
Queria ter levado comigo uma esquipa de reportagem, mas na falta, levei o telefone no bolso a gravar.
Não abusei, nunca rodei o punho a mais de metade e sempre sem esforçar o motor.
Em plano deixei-a desenvolver um pouco. Atingiu os 90,43 Km/h!!
Ora ouçam:
Tenho assim um vídeo sem imagem, just for Lambretta Geeks:
10 de abril de 2014
Kitanço Nagazoza 13 (Engine Ready)
Sms do Ribeiro há minutos:
a lambreta anda há 40 minutos para cima e para baixo. Fala grosso e respira bem
8 de abril de 2014
Kitanço Nagazoza 12 (The Rebuild)
Depois de alguns passos mais incertos e várias decisões depois, é chegada a altura de reconstruir o puzzle. Há ainda coisas que não gosto e outras com que não concordo totalmente principalmente do lado da admissão, mas como a voz da experiência vale por vezes várias noites de estudo, aceitei.
Diz-se que fará fumo esta semana.
Está a ficar mais ou menos assim.
Diz-se que fará fumo esta semana.
Está a ficar mais ou menos assim.
A máquina |
Embraiagem com molas reforçadas e com mais discos |
A caixa com uns sussurros |
A alimentação da Boost Port |
A lubrificação da "ponte" |
O que não concordo. Janela de admissão grande travada ao fundo num dos lados pela camisa. Vai gerar turbulência |
O "squish" conseguido na coroa do pistão. Valor ideal. |
O "squish" conseguido na orla exterior do pistão. Valor ideal |
3 de abril de 2014
Kitanço Nagazoza 11 (Blue Printing)
No encamisamento que se tornou necessário por causa da largura excessiva da janela de escape, aproveitamos e mandamos já fazer as janelas com o formato e tamanho aproximado daquele que irá ser necessário.
Montando tudo de novo no motor é essencial medir-se de novo os tempos de abertura das janelas e claro, fazer um Blue Printing da disposição das mesmas para garantir que estão no local correto e com as dimensões pedidas. A partir destes dados vamos fazer os ajustes finos.
A ignição eletrónica começa já a encontrar o seu lugar também.
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