Relatos e comentários sobre o prazer e o desafio de viajar com rodas pouco maiores que os buracos na estrada. rui.faria.tavares@gmail.com
26 de junho de 2023
12 de fevereiro de 2023
Vai_nette take XI. O Puzzle.
Existem puzzles 2D e 3D, cubo de Rubik, puzzles de 100, 500 ou 1000 peças, palavras cruzadas, sudoku, existem diferentes tipos de puzzles para testar a capacidade de resolução de problemas.
Hoje, dia 29 de Janeiro, considerei concluída a construção das diferentes peças do interior da Vanette e chegada a hora de instalar tudo.
A carrinha, sendo pequena, exigiu medições cuidadas, confirmadas várias vezes antes de cortar a matéria-prima, uma análise cuidada de cada canto do espaço de modo a rentabilizar ao máximo o mesmo, deixando-o no entanto fácil e prático de utilizar. Creio ter conseguido.
Tal exigiu que as folgas deixadas entre cada componente fossem reduzidas ao mínimo indispensável e como as portas de acesso ao espaço são sempre menores que o espaço em si, colocar na posição correta e fixar de forma amovível cada peça foi um exercício de cuidado, atenção e calma.
Mas correu bem. Consegui perceber qual a sequência em que as peças deveriam entrar, tal qual um jogo de Tetris, a forma como as fixar corretamente e a utilização posterior do Setup.
Daqui a uns dias vai ao exame final e quero-a descansada e "penteada" :)
Desatentem nas cortinas e no Edredon, elementos provisórios a serem substituídos assim que tiver uma inspiração de relativo bom gosto :)
Na verdade, e apesar de a partir de hoje estar "habitável", este vai na verdade ser um projeto quase sem fim. A quantidade de melhorias em que já pensei e outras ideias que aparecerão de certeza, irão tornar a melhoria da Vanette um processo contínuo. E já para não pensar na pintura exterior que vai ter de ser vista. Apesar de não ser agora o final, é uma etapa importante e como tal quero agradecer a todos que tiveram a atenção em me ajudar, aconselhar, criticar e sugerir, permitindo-me uma referência especial ao Hugo Cardoso da Chave Treze, ao Sergio Sousa e à Opolab do João Feyo. Um muito obrigado.
Espero que gostem.
Pormenor do "guarda vestidos" |
Quadro eléctrico |
Cozinha |
Área para sentar |
Sofá traseiro para ver o pôr do sol |
Cama |
Cama e candeeiro de leitura |
T0 :) |
Entrem, entrem. |
24 de janeiro de 2023
Vai_nette take X. A cama-sofá
Ocorrem-me pelo menos duas maneiras de fazer a cama e eu não percebo nada de nenhuma. Vou arranjar um colchão insuflável e pronto... ou talvez não!
Andei a inspirar-me e encontrei alguns sistemas em madeira que não me pareceram lá muito robustos e outros em ferro, cheios de articulações, molas e engrenagens que fariam corar de vergonha o resto da tecnologia da carrinha, além de me darem cabo da carteira.
Estava portanto sem saber o que fazer.
Cá por casa houve uma reorganização em camas, colchões e estrados. Nessa lavoura dei por mim a olhar para um estrado que apareceu debaixo de um dos colchões e a suspeitar que a solução poderia passar por ali.
Estes estrados são constituido por uma estrutura em tubo metálico quadrado com ripas transversais em madeira, portanto muito leves e com bom ar. Ainda por cima há no mercado umas pernas que encaixam na perfeição transformando-os numa cama.
Poderia assim ser uma solução para cama. E se eu conseguisse que ele se transformasse também em sofá?!
Ainda sem saber ainda muito bem como iria fazer tudo, decidi encomendar um destes estrados nas medidas pretendidas e comprar as tais pernas.
Sucesso. Cama já há.
Agora é preciso articular o sistema. Em teoria será simples. Três cortes transversais com respetivas dobradiças. E não é que funcionou!
No próximo episódio receita de bolo mármore ou então o desafio Tetris.
Até já