Número total de visualizações de páginas

13 de fevereiro de 2022

A Vanettencarnada IV ou reparações sem importância nenhuma, terceira vaga...

Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas, por isso enquanto a Vanette espera pelo trabalho, vais fazendo uns "biscates". O Carlos precisava de trocar umas motas entre garagens. Sim, o Carlos tem muitas motas e algumas garagens. Assim em troca da informação de um bom restaurante para os lados de...., pois, não digo! :)  Passamos um dia a trocar veiculos de duas rodas sem que a carrinha nunca se negasse.



Uns dias depois o Rogério precisava de levar umas "coisas" para o outro lado do rio Leça. Seja :)


De facto ela é pequenina mas tem muita arrumação :)

Decidi assim antecipar-lhe uma prenda. Os amortecedores da mala estavam mais que gastos e apesar de não ser uma peça especialmente cara em marca nenhuma, na Nissan é! Pior, não a tinham em stock em lado nenhum e teriam de ir pedir à Nissan que iria ver se tem alguma coisa! A sério!?

O que vale é que tenho bons amigos e talentosos na fabricação. Assim comprei uns amortecedores de outra marca mas com o diâmetro e a pressão igual. O comprimento era ligeiramente menos, assim fui choramingar para o Hugo da Opolab que de imediato tratou de tirar as terminações específicas do antigo, estender uns milímetros e soldar tudo de novo.







Resultado final: Perfeito, claro. Obrigado Hugo.



Já sei que a carrinha tem a forma de um paralelipipedo. Já sei que de aerodinâmica não tem nada, já sei que é um Diesel com tecnologia antiga, mas bolas, andava a gastar mesmo muito. Lembrei-me de ir ver o filtro de ar e em boa hora o fiz. Dizer que estava sujo seria uma subavaliação e quase um insulto às "toneladas" de pó que o habitavam. Troquei e de imediato consegui fazer o dobro dos quilómetros com o mesmo combustível! A sério.

 Enquanto me divertia a fazer os Km´s extra que o novo filtro de ar me oferecia, o painel de instrumentos apresenta-me uma surpresa:



Esta luzinha nunca é bom sinal, mas felizmente foi o melhor sinal possível. Uma troca de escovas do alternador e tudo voltou ao normal.

Aproveitei e já que estava com as ferramentas à mão tratei de apertar a caixa de direção. Além de pesada pois não tem direção assistida, estava com uma folga exagerada. Felizmente a afinação é uma operação simples que passa por ajustar um parafuso e respetiva contra porca e pelo aspeto creio que nunca tinha sido ajustada. Ficou francamente melhor e totalmente dentro das especificações de fábrica.

2 comentários:

  1. Boas Rui,
    Estou a adorar esta nova “saga” da Vanettecarnada.
    Muito bom! Estou a gostar de ver o projecto evoluir.
    Quem se lembraria de uma Vanette.
    Parabéns por dares nova viva a um classico.
    Abraço e continuação de boas a enturas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, nem eu sei como caí nesta! Mas a verdade é que estou a achar piada. Como diz a minha mulher, é velha, feia, está toda estragada... mas se tu gostas...
      Abraço a ti também

      Eliminar