Número total de visualizações de páginas

10 de outubro de 2018

Serra da Freita da série O Meu Quintal

Passear é preciso.
Conhecer locais diferentes, distantes, exóticos é formidável. Mas porque não conhecer primeiro o nosso quintal? É que amiúde existem locais maravilhosos mesmo ao virar da esquina e o Norte do nosso país têm muitas dessas pérolas à nossa espera.
A Serra da Freita é um bom exemplo.


Apenas a umas dezenas de Km´s do Porto, pela maravilhosa EN 108 que acompanha o Rio Douro chegamos a Castelo de Paiva onde nos aguarda a EN224. Este troço de estrada é um paraíso para os motociclistas, com um bom piso que agrega em 20 Km´s mais de 300 curvas! Uma delicia!



Pouco depois começamos a subir até aos 1085m num percurso igualmente sinuoso. Começa-se a ouvir o silêncio e fecha-se o casaco melhor. A paisagem é deslumbrante e num dia claro "you can see forever". Absorvo o local enquanto me passeio pela pequena aldeia do Merujal.







Munido do meu "kit do passeante" uso um local de merendas para aquecer o almoço. O silêncio vicia.




Continuo mais um pouco até à conhecida Frecha da Mijarela, mesmo ali ao lado. O vale impressiona. Começo a descer a minúscula estrada. Desisto a meio e volto a subir. É demasiado isolada para se fazer sozinho e com o telemóvel sem sinal. Fica para a próxima









 Hora de regressar, por uma via mais rápida apesar de menos interessante, mas que me permitiu aproveitar o tempo até à ultima.





3 comentários:

  1. Boa tarde amigo Rui...
    Reconheço tão bem essas palavras,
    Deixo aqui também uma pequena sugestão de um local a visitar obrigatoriamente.
    E já agora se precisar de companhia só tem que avisar que para isso a minha mota está sempre pronta arrancar.
    O local a visitar é o espectacular Portal do Inferno local de culto para as pessoas que ali passaram de camioneta em tempos idos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que estive a ver, esse local também fica à distância que "O meu quintal" gosta. Vou programar uma visita. Obrigado. Já agora, de onde é?

      Eliminar
  2. A Freita é um paraíso. Para mim não fica aqui ao lado, mas tu podes e deves aproveitar :-)

    Curiosamente nunca fui ao Portal do Inferno, mas já muito ouvi falar e as imagens impressionam.

    ResponderEliminar